DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde indexada na REDIB

18/10/2016 21:51

DEMETRA: Food, Nutrition & Health / Alimentação, Nutrição & Saúde dá mais um importante passo no processo de indexação em bases de dados internacionais e na ampliação do acesso à nossa revista e seus respectivos artigos. Agora fazemos parte da plataforma REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (www.redib.org).

REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e académicos em formato eletrónico, produzidos no âmbito ibero-americano. REDIB conta com uma clara vocação de promoção da inovação tecnológica das ferramentas de produção editorial. Estas facilitam o acesso, a difusão e a valorização da produção científica gerada nos países do seu âmbito de atuação, especialmente nos vários idiomas que lhes são próprios. Os destinatários desta informação são quer a comunidade académica quer a sociedade em geral, assim como os responsáveis, gestores e analistas de políticas científicas. Internet assegura o alcance global desta informação.

Através de um único portal, REDIB oferece aos seus utilizadores acesso direto a documentos científicos e acadêmicos de qualidade contrastada, publicados por editores e outros produtores de conteúdos científicos e acadêmicos de países ibero-americanos ou de temática ibero-americana, num sentido tanto geográfico como cultural.

O editor científico como gestor, primeiro avaliador e divulgador da produção científica, é o elemento essencial e participante da plataforma. Em consequência com esse protagonismo, REDIB proporciona ao utilizador um acesso direto e transparente ao conteúdo publicado pelo editor no seu site original, respeitando e ressaltando a sua identidade. Ao mesmo tempo, REDIB aspira a promover a modernização e a implementação de novas tecnologias editoriais, proporcionando informação, apoio e um ponto de encontro para o intercâmbio de experiências e conhecimentos, diretamente entre os editores.

REDIB quer destacar por uma filosofia de trabalho cooperativa: acesso a conteúdos no seu lugar original de produção, colaboração voluntária
dos editores e transparência no processo de comunicação entre o utilizador e o produtor da informação. Também pretende estimular a inovação tecnológica para gerir e localizar a informação científica, e gerar vínculos entre editores e outros produtores de conteúdos
acadêmicos, autores e utilizadores.

REDIB assume como objetivos:
• Fortalecer e profissionalizar a edição científica em Internet, incentivando e apoiando os editores na adoção das ferramentas de edição mais adequadas e inovadoras para a publicação de conteúdos em formatos normalizados e interoperáveis, conseguindo, assim, uma maior fluidez na incorporação e tratamento da informação.
• Estabelecer filtros prévios de qualidade editorial aos editores participantes, como forma de reconhecimento da sua boa prática e também de
proteção dos utilizadores face à proliferação de conteúdos pseudocientíficos na Internet.
• Consolidar um sistema de informação bibliográfica que permita a geração de indicadores de qualidade editorial e científica.
• Contribuir para a implantação de novos critérios de qualidade técnica editorial, tais como: o uso de programas específicos de edição e publicação de conteúdos científicos que permitam a interoperabilidade da informação; o uso de identificadores que garantam o acesso perene aos conteúdos; a normalização de autoria; a utilização de novos formatos eletrônicos de publicação, entre outros.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.

Cordialmente,
Shirley Donizete Prado e Fabiana Bom Kraemer