Carta de Porto Alegre mostra resultados do Conbran

03/11/2016 14:50

O XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição chegou ao fim celebrando a superação de vários desafios. Reunindo mais de 3500 participantes, o Conbran 2016 terminou com documentos importantes que recomendam novas posturas e medidas em defesa da alimentação adequada e segurança alimentar.

Realizado em Porto Alegre, entre os dias 26 e 30 de outubro, o evento congregou profissionais, estudantes e pesquisadores vindos de várias regiões e representantes internacionais procedentes da Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Panamá, Paraguai, Espanha, Itália, Estados Unidos e, pela primeira vez, pessoas vindas do continente Africano. “Pela primeira vez tivemos congressistas de todos os estados brasileiros”, afirmou a presidente da Asbran Luciana Coppini, destacando ainda o sucesso dos minicursos noturnos que, juntamente com os minicursos pré-congresso, somaram 1.153 participantes.

Durante a solenidade de encerramento, foram entregues os prêmios para os três melhores trabalhos científicos e lidas as cartas de PORTO ALEGRE e da Tenda Josué de Castro (faça download dos arquivos abaixo).

Entidades de Nutrição do Rio de Janeiro também divulgaram Moção de apoio à Asbran pela condução do congresso sem financiamento da indústria de alimentos e patrocínios que geram conflitos de interesses com a promoção da alimentação adequada e saudável.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

No encerramento do Conbran 2016 também foram conhecidos os profissionais que conquistaram este ano o Título de Especialista em Nutrição. Concorreram ao TEN 2016, 30 candidatos; 11 foram aprovados por meritocracia e 9 prestaram a prova escrita durante o congresso. Ao todo, 35 profissionais receberam o TEN nesta edição. A relação completa será divulgada ainda no siteda Asbran.

TRABALHOS

O CONBRAN 2016 recebeu a inscrição de 2.168 trabalhos científicos. Deste total, foram aceitos 1.680, sendo 18 selecionados para apresentação na modalidade oral. Após avaliação da banca julgadora, composta por professores de várias regiões do Brasil, foram selecionados três como os melhores.

  • Terceiro lugar, da área de Marketing em Alimentação e Nutrição: Quais características os consumidores adultos de Florianópolis observam nos rótulos de alimentos industrializados?Autoria de Jéssica MÜLLER e Paula Lazzarin Uggioni, da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Segundo lugar, da área de Alimentação Coletiva: Terminologias usadas nos rótulos para designar alimentos comercializados com alegação de caseiros, tradicionais e outros similares. Autoria de Paula Uggioni, Priscilla Correa Inacio Machado, Andreia Martins dos Santos e Jéssica Müller, da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Primeiro lugar, da área de Tecnologia de Alimentos: Características Físicas de Farinha de Sorgo Fosfatada. Autoria de Carolina Fortes e Cátia Regina Storck, do Centro Universitário Franciscano.

NUTRI SABER

Criado em 2010 como novo espaço do Conbran para promover a troca de experiências e integração entre os congressistas, o NUTRI SABER recebeu nesta edição do Conbran 37 projetos inscritos para lançamento e exposição no congresso. Dentre os projetos selecionados, um foi escolhido como destaque e recebeu o certificado de menção honrosa: O Casamento Nutritivo Lady Arrozinha e o Feijão Mulatinho – CD uma brincadeira nutritiva, de autoria da nutricionista Luana Pinheiro Raimundo, do Estado do Espírito Santo.

REPERCUSSÃO

O CONBRAN 2016, realizado dentro dos novos critérios de parcerias da Asbran, impactou positivamente muita gente. A Asbran recebeu inúmeras congratulações pelo sucesso do evento, especialmente pera rica programação científica.

“Foi maravilhoso! Parabéns mesmo. Já estou ansiosa para Brasília!”
Maína Castro (Ideias na Mesa)
“Esse Conbran superou muito minhas expectativas. Parabéns pelo trabalho e continuemos nossa luta para só avançar” .Camila Maranha (Frente pela Regulação da relação público e privado)
“Parabéns Asbran. Vocês arrasaram. Estou muuuito feliz, sabia que esse Conbran ia entrar para a história, e até superou as minhas expectativas. Foi demais e Brasília será o local perfeito para o próximo. Já temos planos! ”
Ana Paula Bortoletto  (IDEC)
“Nossos parabéns à Asbran e Agan pelo excelente congresso.”
Elisabetta Recine (OPSAN/UnB)

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Fonte: ASBRAN