Idec lança pesquisa online sobre uso do termo integral em alimentos

17/11/2016 11:04
No dia 9/11, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma pesquisa online sobre o uso do termo integral em alimentos a base de cereais integrais. O objetivo é consolidar, até o dia 21 de novembro, a opinião e o conhecimento dos consumidores sobre a rotulagem desses alimentos, além dos melhores critérios para que eles recebam essa definição.
Segundo a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, atualmente não existe nenhum tipo de padronização sobre o uso da palavra integral. “Como não há lei específica, a indústria tem carta branca para alegar que produtos ultraprocessados são integrais mesmo quando não possuem nenhum tipo de cereal integral, como observado anteriormente pelo Instituto”.
Em março deste ano, o Idec fez uma avaliação com 14 marcas de biscoitos que se declaram integrais. Os resultados mostraram que apenas três deles continham farinha de trigo ou cereal integral como principal ingrediente e nenhum tem alto teor de fibras.
Diante desse cenário, o Instituto participou de uma reunião na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir a aprovação de regras mais apropriadas para alimentos à base de cereais integrais.
“Como encaminhamento da reunião promovida pela Anvisa, o Idec elaborou essa pesquisa virtual para saber qual a opinião da população sobre o tema. Os resultados serão encaminhados à Agência e servirão como subsídio para avançar com a regulamentação”, finaliza Bortoletto.
Participe da pesquisa!