Editais em comemoração ao aniversário do PNAE

17/04/2017 23:41

Em comemoração ao aniversário do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no dia 31 de março, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou dois editais que visam chamar a atenção para as ações de educação alimentar nutricional (EAN) nas escolas e a aquisição de produtos da agricultura familiar. São eles:

1. Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: consiste na seleção, divulgação e publicação de Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar relatadas por gestores, nutricionistas, agricultores familiares, assistentes técnicos de extensão rural, conselheiros de alimentação escolar, pesquisadores e comunidade acadêmica e demais atores envolvidos na ação. O objetivo é valorizar e selecionar as experiências exitosas realizadas nos municípios, estados e no Distrito Federal  que irão compor um Caderno intitulado “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11.947/2009”, edição 2017, a ser lançado no mês de outubro/2017.
  2. Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil Atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar: consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de EAN executadas nas escolas públicas de educação infantil em atividade (creches e pré-escolas). O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como eixo norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. É composta por 6 (seis) etapas (temas pré-definidos), devendo cada etapa ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro e a inserção de uma fotografia que comprove a realização das atividade e, ao final, a inserção de um vídeo de, no máximo, 1 (um) minuto elucidando o que foi realizado em cada etapa. Ao final da Jornada, serão selecionadas  atividades que irão compor o “Caderno de Atividades de EAN na Educação Infantil”, a ser publicado em 2018.

Para acesso aos editais: