Oportunidade de Financiamento para Pesquisadores

07/08/2017 14:13

Chamada Pública do Instituto Serrapilheira

O instituto Serrapilheira, gestado desde 2014, foi oficialmente criado em março último como o primeiro órgão privado, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Dispõe de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões, cujos rendimentos serão utilizados para financiar pesquisas científicas.

Seu primeiro edital foi lançado no dia 19 de julho, durante a 69ª reunião da SBPC realizada em Belo Horizonte. Poderão inscrever-se pesquisadores, que obtiveram seu doutorado a partir de 2007, vinculados a instituições brasileiras. Mulheres com filhos terão um ano a mais para cada filho, até dois (2005). O edital busca incentivar cientistas brasileiros a buscar respostas para as grandes perguntas de seus campos de atuação.

O edital prevê duas etapas de execução, na primeira, com duração de até um ano, serão acolhidos 70 projetos com alocação, cada um, de até R$ 100 mil. Na segunda etapa de 10 a 20 projetos, dentre os 70 iniciais, serão contemplados com até R$ 1 milhão para um prazo de execução de até três anos. O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa. Espera-se que os jovens pesquisadores sejam ambiciosos desde o inicio de suas carreiras.

Segundo seu presidente, o Instituto quer, nesta chamada, identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores. Aqueles que estão fazendo as grandes perguntas dos seus respectivos campos. Não há preferência por ciência pura ou aplicada. Mesmo pesquisas audaciosas, que poderão não ser bem sucedidas, poderão ser apoiadas. As propostas deverão ser enquadradas, pelos autores, em sete grandes temas: energia, espaço, forma, identidade, informação, matéria e tempo.

Nos julgamentos dos projetos serão envolvidos pesquisadores brasileiros e de instituições do exterior. As propostas, que podem ser enviadas a partir de agosto devem ser redigidas em inglês. O prazo final para o envio de projetos será 15/09/2017 às 15 horas. Os resultados serão divulgados em dezembro.

O instituto apoia os seguintes campos: Ciência da computação, Ciências da Terra, Ciências da vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Foi criado para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil.

É importante esclarecer que quaisquer taxas administrativas relativas à gestão do nosso apoio financeiro serão descontadas diretamente dos valores doados. Estimamos que a quantia líquida destinada à pesquisa ficará acima dos 85% do valor bruto dos recursos.

Para consultar o Edital acesse: https://olz34z4bb51rsojq274o1g19-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2017/07/serrapilheira-chamada-para-propostas.pdf

Fonte: https://serrapilheira.org/chamada-publica/