Informativo da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição

14/08/2017 16:47

Notícia de Capa: INCA lança posicionamento com indicações para evitar sobrepeso e obesidade, que estão relacionados a treze tipos de câncer

Cerca de 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e a obesidade, sugerindo uma carga significativa de doença pelo excesso de gordura corporal. Essa é uma das razões para o lançamento no dia 4 de agosto do documento Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Acerca do Sobrepeso e Obesidade. O alerta é importante para sensibilizar a população de que as medidas propostas são reconhecidas como efetivas para a prevenção e controle desse grave problema de saúde.

“O texto apoia medidas intersetoriais de regulação de alimentos que objetivam a prevenção e o controle do excesso de peso corporal, com o reconhecimento que tais medidas convergem para a prevenção do câncer”, explica Maria Eduarda Melo, nutricionista da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA. (Para saber mais sobre o posicionamento do INCA e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS: Baixe a Segundeira da CGAN desta semana no link: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1737; ou Acesse o Blog da CGAN da RedeNutri; http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php)

Nesta edição:

·         INCA lança posicionamento com indicações para evitar sobrepeso e obesidade, que estão relacionados a treze tipos de câncer

·         Obesidade infantil é tema de congresso do Ministério Público

·         Plataforma Saúde Brasil lança a Receita Interativa. Escolha entre duas opções de pratos

·         2º ciclo de Cadastro de Propostas por Emendas

·         Semana Mundial de Aleitamento Materno

·         Rede Ebserh promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

·         Apojadura: mães aprendem a lidar com a descida do leite

·         De olho na evidência

·         Espaço dos estados

·         Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira: Saiba como preparar uma marmita prática e saudável

·         Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira: Introdução alimentar do bebê

·         Monitoramento semanal dos programas estratégicos da CGAN

·         Saiu na Mídia

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.