Institutional Links apoiará projetos de segurança alimentar e pesca artesanal

15/01/2018 16:57

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e o Conselho Britânico divulgaram os dois projetos catarinenses aprovados na chamada internacional Institutional Links, apoiada pelo Fundo Newton. Participaram da chamada grupos acadêmicos, do setor privado e organizações do terceiro setor, como ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos.

Em todo o Brasil foram aprovadas 9 propostas, de 7 estados brasileiros, sendo duas de Santa Catarina. A lista completa dos contemplados pode ser acessada neste link. Foram elegidas como áreas prioritárias para o estado Segurança Alimentar e Tecnologias para o desenvolvimento sustentável de agricultura familiar e pesca artesanal.

O segundo projeto apoiado será um estudo para implementar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável de pesca artesanal, proposto pelo professor Joaquim Valverde, do IFC (Instituto Federal Catarinense), em parceria com Ramakrishnan Ramanathan, da Universidade de Bedfordshire. Os objetivos da pesquisa são melhorar a capacidade dos brasileiros em apoiar a sustentabilidade da pesca artesanal, implantar nova tecnologia e treinar stakeholders locais no uso da inovação escolhida, após seis meses de testes.

Serão elaborados e distribuídos manuais de treinamento na região da pesquisa, e as equipes participarão de seminários de pesquisa no Reino Unido e no Brasil. O projeto está alinhado com as diretrizes propostas pelo Conselho Britânico (ODA), e deverá impactar positivamente a sustentabilidade dessa atividade no Brasil com tecnologia e auxílio aos pescadores artesanais para que possam manter a atividade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Fotos: Pixabay