Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups)

22/05/2018 11:59

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é, agora, integrante da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). O certificado de adesão foi entregue durante o I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), realizado na Universidade de Brasília (UnB), de 25 a 27 de abril.

Paulo Eduardo Botelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC), enfatiza que o certificado ratifica a disposição da universidade de fixar um compromisso com as ações de saúde dentro da instituição, fortalecendo aquelas que já são desenvolvidas.

Essas ações, acrescenta Paulo Botelho, são a base de um conceito ampliado de saúde e envolvem a preocupação com o cuidado nutricional, o projeto pedagógico dos cursos ou as licitações, para citar alguns exemplos. “Temos, como universidade, uma grande responsabilidade em definir políticas públicas que ajudem a promover a saúde e a qualidade de vida das comunidades interna e externa”.

A proposta da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde é integrar as instituições de ensino superior do país que atuem promoção da saúde, articular entidades, compartilhar experiências e identificar potencialidades nessa área.

“Trata-se de uma visão mais holística sobre a promoção da saúde nessas instituições”, argumenta Marcela Boro Veiros, chefe do Departamento de Nutrição da UFSC. “Essa é uma questão que envolve toda a comunidade universitária e é uma construção coletiva”, completa a médica do trabalho, Andréa Benincá de Almeida.

O encontro em Brasília reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior de várias regiões do Brasil e outros países para discutir sobre caracterização, gestão e integração de Universidades Promotoras de Saúde por meio da Rede Rebraups.

Já a Mostra de Experiências Promotoras de Saúde, que fez parte da agenda do evento, exibiu trabalhos, produtos e experiências em torno do tema “Equidade, Sustentabilidade, Inovação e Participação Social”, na perspectiva da promoção da saúde, principalmente no contexto das universidades.

Equipe Agecom/UFSC