Artigo sobre rotulagem de açúcar de adição no Brasil é selecionado para revista virtual de Cambridge

10/09/2018 14:01

O artigo sobre “Açúcar de adição no rótulo de alimentos comercializados no Brasil” derivado da dissertação da doutoranda em Nutrição do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE), foi aceito para publicação na revista Public Health Nutrition e selecionado para receber destaque no Cambridge Journals Blog, da Universidade de Cambridge. A notícia sobre o artigo ficará disponível por duas semanas e será compartilhada por meio das redes sociais da editora.

Sobre o artigo

Açúcares de adição são açúcares adicionados em alimentos durante o processamento ou preparação. Esses açúcares são utilizados para melhorar a palatabilidade dos alimentos, mas não possuem valor nutricional. A alta ingestão deste componente está associada com o aumento de diversas doenças, especificamente obesidade, doenças cardiovasculares e cáries dentárias.

Alimentos industrializados são a principal fonte dos açúcares de adição na dieta da população mundial. Neste sentido, os rótulos dos produtos comercializados funcionam como uma ferramenta na escolha consciente da ingestão de produtos com esse ingrediente.   Na maior parte dos países, a informação nutricional dos rótulos não sinaliza sobre os açúcares, sendo a única maneira dos consumidores identificar a existência ou não desses ingredientes.

A pesquisa foi realizada com a investigação de 4,539 rótulos de alimentos industrializados disponíveis para compra em um grande supermercado brasileiro, e 71% desses produtos possuíam, pelo menos, um tipo de açúcar de adição. Os açúcares foram o ingrediente mais encontrado dentre os alimentos analisados. Produtos como bolos, geleias, chocolate em pó, sucos, néctares e sucos de fruta, água de coco, barras de cereal, pães, bebidas lácteas, leite fermentado e iogurte. Mas também em alimentos salgados, como salsicha, hambúrgueres, presunto e muitos outros.

As pesquisadoras sinalizam a importância da rotulação dos alimentos, permitindo aos consumidores realizarem escolhas conscientes em relação aos ingredientes contidos nos alimentos e evitar o consumo excessivo destes açúcares de adição.

Public Health Nutrition

A Public Health Nutrition realiza a publicação e disseminação de pesquisas e estudos acadêmicos focados no entendimento de causas, abordagens e soluções relacionadas à nutrição e realizações públicas, situações e problemas em âmbito mundial. O jornal publica artigos originais e autorizados por terceiros, comentários e documentos  para discussão e debate. A revista está disponível através da Cambridge Core, uma plataforma para disposição de conteúdo acadêmico da editora Cambridge University Press.

O artigo pode ser lido no link ou no arquivo pdf.