UFSC segue como a sétima melhor universidade entre as públicas do país | NSC Total

26/12/2018 10:01

A Universidade Federal de Santa Catarina se manteve com a sétima melhor nota do país no Índice Geral de Cursos (IGC) entre as instituições públicas de ensino superior, mesma posição de 2016. A avaliação foi divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UFSC é a melhor colocada do Estado e a única catarinense entre as 34 instituições brasileiras com conceito máximo na avaliação (5). Os dados são de 2017.

O indicador, que vai de 1 a 5, leva em consideração o desempenho dos estudantes, infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. Se considerada as privadas, a UFSC cai para 21ª posição no ranking nacional. A federal catarinense também tem os dois cursos com maiores notas do Estado nas áreas avaliadas em 2017: licenciatura em Química e Matemática no campus em Blumenau.

A segunda melhor nota entre as instituições catarinenses é da Centro Universitário Facvest (Unifacvest), de Lages. No ranking nacional, no entanto, a instituição privada aparece na 69ª posição. Quando analisado apenas os centros universitários, a unidade da Serra catarinense aparece na terceira posição do ranking nacional. A Unifacvest, na comparação com indicadores de 2016, ultrapassou a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que aparecem com a terceira e quarta melhores notas do Estado, respectivamente. Na avaliação de 2016, a UFFS aparecia na segunda e a Udesc na terceira colocação.

As duas instituições e a Unifacvest aparecem com conceito 4. Em SC são 16 instituições, entre públicas e privadas, com esse conceito, o que representa 18,8% do total de 85 analisadas. A maior parte se situa na faixa 3, que engloba 71% das instituições catarinenses, acima do índice nacional (66%). Essas duas faixas englobam as instituições que atendem aos critérios de qualidade, segundo o Inep.

Já aquelas que têm conceito 2, que são sete em SC, o que corresponde a 8,2% do total, têm qualidade “insuficiente”, na classificação do Inep. No país, 13,5% se encaixam neste perfil.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ufsc-segue-como-a-setima-melhor-universidade-entre-as-publicas-do-pais