Nota técnica alerta para riscos de projeto que inclui doce de leite na merenda escolar – Sul 21

17/09/2019 13:30

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/ UFRGS) e o Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgaram uma nota técnica alertando para os riscos envolvendo o projeto 385/2006, proposto pelo deputado estadual Edson Brum (MDB), que inclui o doce de leite da dieta da merenda escolar na rede estadual de ensino. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa gaúcha por 33 votos favoráveis e 11 contrários.

O CECANE UFRGS e o Departamento de Nutrição destacam que, de acordo com a Nota Técnica nº 01/2014 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre a restrição da oferta de doces e preparações doces na alimentação escolar, “o doce de leite é compreendido como alimento restrito por conter alto teor de açúcar, característica essa associada ao aumento da obesidade e outras alterações metabólicas”.

A nota também questiona  o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, n° 34/2019 da Assembléia Legislativa Estadual, que classifica o doce de leite como é um alimento “notadamente rico em nutrientes” e “inegavelmente protéico”, “indicado especialmente para os alunos do ensino fundamental”.

Continue lendo na fonte: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2019/09/nota-tecnica-alerta-para-riscos-de-projeto-que-inclui-doce-de-leite-na-merenda-escolar/