Estudo revela importância econômica e social da UFSC para o estado

07/10/2019 10:33

Além do ensino, pesquisa e extensão, universidade gera sozinha quase 10 mil empregos diretos

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) publicou um estudo preliminar sobre a importância econômica e social da UFSC para o estado de Santa Catarina, destaca o Notícias UFSC. Elaborado pelo professor Lauro Mattei e pelos estudantes Mateus Victor Fronza e Vicente Loeblein Heinen, a pesquisa aponta que o funcionamento da universidade vai além dos impactos na vida de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Segundo levantamento, em 2018 existiam 624 grupos de pesquisa ativos na UFSC. No mesmo ano foram disponibilizadas 822 bolsas de pesquisa vinculadas ao CNPq e investidos R$ 17 milhões em políticas de permanência estudantil, com destaque para o Programa de Bolsa Permanência da universidade que atendeu cerca de dois mil estudantes. O pagamento mensal de bolsas e benefícios como esses geram, direta ou indiretamente, efeitos positivos na economia local, enfatiza o estudo.

Responsável por uma cadeia produtiva que envolve diversos segmentos profissionais e empresas prestadoras de serviços, a UFSC sozinha gera quase 10 mil empregos diretos. Dos 295 municípios catarinenses, 166 têm população inferior a 10 mil habitantes. Ou seja,  volume de empregos diretos gerados pela UFSC, apenas no Campus Florianópolis, é superior à população de cada uma dessas cidades.

Caso não existissem esses empregos proporcionados pela UFSC, a taxa de desocupação passaria de 6% para mais de 10%. Com isso, mais uma vez corrobora-se a grande importância econômica e social da UFSC, não somente para Florianópolis e região metropolitana.

Inserida entre diversos bairros, a universidade agrega ainda serviços que são prestados a toda comunidade. Assim, nessa área estão localizadas agências bancárias e dos Correios que também geram um número expressivo de empregos e dezenas de outras empresas que prestam serviços à própria UFSC (fornecedores de materiais de limpeza, de materiais para laboratórios, de equipamentos eletrônicos, de produtos alimentares para o Restaurante Universitário (RU) e do HU, de equipamentos de transportes etc). Além disso, nos arredores da Universidade também se organizou uma vasta rede comercial que encontra nos membros da comunidade universitária seu público consumidor.

O estudo do Necat ressalta ainda que as ações da universidade impactam diretamente no processo de democratização do acesso ao conhecimento produzido nas instituições, cuja função primordial é contribuir com soluções para os graves problemas enfrentados pela população brasileira.

Portanto, não resta dúvida que todos esses aspectos geram efeitos econômicos e sociais indiretos para o conjunto da sociedade e decorrem, em grande parte, da existência e das ações da UFSC. São visíveis os efeitos irradiadores da Universidade sobre a sociedade local e, de certa forma, também na estadual.
Leia o estudo completo aqui

Fonte: Notícias UFSC