Excesso de sal pode prejudicar tarefas simples e causar demência, aponta estudo – Jornal O Globo

25/10/2019 20:27

RIO — Comer sal em excesso pode comprometer a realização de tarefas simples. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cornell, em parceria com a Universidade de Washington, nos EUA. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira na revista científica “Nature”.

O experimento foi realizado com camundongos. Os animais foram submetidos a uma alimentação que tinha de oito a 16 vezes mais sal que o normal. Depois, os animais passaram por testes cognitivos para avaliar os efeitos do sal no cérebro.

Os pesquisadores descobriram que o excesso de sal reduz a quantidade de óxido nítrico nos camundongos. A ausência desta substância provocou o aumento de fósforo na proteína tau — que quando hiperfosforilada pode provocar problemas cognitivos, como demências.

Continue a leitura na fonte.