Ainda não sabemos o efeito da paternidade na carreira dos cientistas brasileiros

27/01/2020 11:21

Qual é o impacto da chegada dos filhos na carreira de mães e pais cientistas? O grupo Parent in Science levanta dados para tentar entender os efeitos da parentalidade na vida acadêmica e, assim, embasar políticas que possam contribuir para esse equilíbrio. Para isso, convida pesquisadores de ambos os gêneros a responderem questionários sobre o tema.

Quanto mais abrangente for o levantamento, melhor será a capacidade do grupo de entender o cenário, explica o biólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Felipe Ricachenevsky, grantee na 1ª Chamada Pública do Serrapilheira. O grupo, no entanto, costuma receber poucas respostas de homens, tanto pais quanto não pais.

“Nós não sabemos, ainda, o efeito da paternidade na carreira dos cientistas brasileiros”, lamenta o biólogo, único membro do gênero masculino do Parent in Science. “Infelizmente – e talvez refletindo o baixo envolvimento dos pais com questões envolvendo os filhos – temos participação muito pequena de homens, pais e não pais (pesquisadores que não tem filhos nos ajudam também, pois são nossos controles).”

Leia na íntegra na fonte.