Ágora Abrasco, uma nova forma da Saúde Coletiva produzir respostas à pandemia

06/04/2020 09:02

Diante da ameaça à saúde das populações imposta pelo novo coronavírus, que desafia governos, autoridades sanitárias e sistemas de saúde, além de evidenciar vulnerabilidades provocadas pelas formas de produção e pelas condições de vida em sociedades de todo o mundo, a diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) convida todas e todos para a Ágora Abrasco, uma programação de atividades diversificadas transmitidas pela internet com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da pandemia, compreender fenômenos e propor respostas.

Ágora Abrasco visa, ainda, proporcionar diálogos e debates com diversos públicos, oferecendo um espaço de informação, de escuta e de troca intelectual. Desta forma, a Abrasco se soma aos esforços de construção de alternativas às fake news e às campanhas de desinformação estimuladas e disseminadas por atores políticos no contexto desta pandemia.

A programação acontecerá de quarta a sexta-feira, sempre às 16 horas, e vai se valer da ferramenta de conferências Zoom e da TV Abrasco, canal da Associação no YouTube. São três os formatos, um para cada dia:

Às quartas-feiras, os painéis irão reunir de 4 a 8 pesquisadores e personalidades de áreas distintas para analisar questões aplicadas ou controversas dos campos da Saúde Coletiva, da Ciência, da Educação e das Políticas Públicas, proporcionando diálogos e debates com diversidade e profundidade. O espaço será a ferramenta Zoom, com link divulgado nos canais de comunicação da Abrasco e limite máximo de 100 participantes.

Às quintas-feiras as lives serão transmitidas pela TV Abrasco para análises e conversas diretas e objetivas, com um ou dois pesquisadores da Abrasco, sobre temas candentes das conjunturas, seja da saúde, da política nacional ou internacional. O público poderá interagir com perguntas, dúvidas e comentários por meio do chat, mediado pela Comunicação Abrasco.

Na sexta-feira, a ágora, um espaço aberto que buscará identificar os destaques da semana, esclarecer questões, desmentir fake news, avaliar medidas e propostas. Sem temas pré-programados e voltada à ampla participação dos internautas, a ágora reafirmará a saúde como direito, o conhecimento como ponto de partida, e a diversidade como meta. A primeira edição será mediada por Naomar de Almeida Filho, vice-presidente da Associação.

lançamento da Ágora Abrasco será na terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com uma mensagem ao vivo da presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo, para a população e os profissionais de saúde. “Neste momento em que vivemos uma crise sanitária, econômica e política sem precedentes é fundamental buscarmos outras formas de encontro e de troca para que possamos refletir e agir diante desse cenário. Por isso, a diretoria da Abrasco propõe essa programação de debates pela internet, explorando a potencialidade dessa ferramenta para uma comunicação mais próxima e com maior diálogo social, para juntos pensarmos respostas efetivas à pandemia sem esquecer da defesa dos direitos e da integridade das pessoas e populações. Assistam e participem” convida Gulnar.

Inscreva-se na TV Abrasco e ative o sino para receber as notificações e não perder nenhuma edição. A partir desta terça, dia 7, às 16 horas, a Saúde Coletiva tem um novo ponto de encontro – a Ágora Abrasco.