Guia alimentar pode ser responsável por freio no uso de ultraprocessados

21/04/2020 09:33

Segundo a análise da última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), que permite traçar o perfil alimentar da população brasileira a partir dos dados referentes à aquisição domiciliar de alimentos, o período de 2017-2018 apresentou algumas mudanças nas tendências de consumo.

A boa notícia é que, apesar dos alimentos ultraprocessados ainda exercerem participação marcante na mesa das famílias, foi possível perceber uma desaceleração dessa tendência ao comparar os dados mais recentes com os coletados nas três últimas POFs.

Esse avanço pode ser atribuído à implementação de políticas públicas de promoção da alimentação adequada e saudável entre 2008-2009 e 2017-2018, dando destaque especial ao  Guia Alimentar para a População Brasileira.

Tendo como regra de a recomendação de uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados (excluindo os ultraprocessados), o Guia exerce o papel de instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.

Para ler o relatório completo, acesse aqui.