A saúde começa pela qualidade da alimentação – Edições – Revista Ciência & Saúde Coletiva

27/11/2020 13:46

Esta edição apresenta 18 artigos e um Editorial sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Inclui um ensaio sobre os nexos entre alimentação e saúde, e estudos originais que fazem diagnóstico sobre insegurança alimentar e nutricional, com uso de diversas abordagens metodológicas, contextos e grupos sociais.

Como Patrícia Constante lembra no Editorial, o Brasil faz parte de um grupo de países, um pouco mais de uma centena, que reconhece o direito à alimentação como um direito humano, seja por meio de marcos legais e normativos nacionais, seja pela assinatura de tratados internacionais. Esse compromisso, no entanto, precisa ser efetivado pelo desenvolvimento de políticas públicas para promover, proteger e prover meios pelos quais todas as pessoas possam se alimentar com dignidade.

No mesmo editorial, a autora lembra a oportunidade de provocar a discussão da segurança alimentar neste número temático, no meio da pandemia de COVID-19 que tem como uma das consequências sistêmicas, o aumento da desnutrição e da fome nos grupos mais pobres da população. A COVID-19 acomete indivíduos e segmentos sociais de forma heterogênea: os piores prognósticos clínicos são, até o momento, para pessoas com obesidade e doenças crônicas e para os que sofrem diversas formas de má nutrição: todos esses problemas se agravam no contexto de emergência sanitária. É preciso lembrar ainda os efeitos perversos da diminuição ou supressão de renda de boa parte dos brasileiros, o que afeta o acesso à alimentação e dificulta o isolamento social e o cumprimento de normas de distanciamento e de higiene.

Este número temático se inclui, por fim, no debate global sobre a necessidade de um sistema alimentar que promova saúde e justiça social, de modo alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.