O efeito do açúcar no cérebro de crianças e adolescentes | Nexo Jornal

18/01/2022 07:05

Os pais frequentemente se preocupam com a quantidade de açúcar ingerida por seus filhos, mas pode ser difícil saber quanto é demais – ou o que fazer com isso.

A glicose – um açúcar simples que forma a base da maioria dos alimentos ricos em carboidratos – é a principal fonte de energia para o cérebro. Os cérebros saudáveis requerem uma fonte contínua de energia e nutrientes para alimentar o crescimento, a aprendizagem e o desenvolvimento.

No entanto, isso não significa que o consumo extra de açúcar seja bom para o cérebro em desenvolvimento. Muito açúcar pode, na verdade, ser prejudicial ao seu crescimento normal.

Sou uma nutricionista clínica e uma cientista da nutrição com foco em neurociência. Minha pesquisa gira em torno da compreensão do impacto da dieta e do estilo de vida no funcionamento do cérebro e no bem-estar mental. Os resultados preliminares do meu estudo indicam que o consumo de alimentos açucarados está associado à angústia mental – como a ansiedade e a depressão – e ao sono perturbado.

Acesse na íntegra.