Livros

 

Dictionnaire des cultures alimentaires1

Organizadores:

Jean-Pierre Poulain, Nicolas Bricas, Jésus Contreras, Jean-Pierre Corbeau, Lise Dubois, Guy Fontaine, Annie Hubert, Jean Louis Lambert, Rossana Pacheco da Costa Proença, Jean Robert Pitte, Alan Warde

Sinopse: Esta publicação resulta de um projeto foi coordenado pelo Professor Jean-Pierre Poulain (Toulouse, França) com uma equipe de professores da França, Inglaterra, Canadá, Espanha e Brasil. A obra apresenta 230 textos redigidos por 162 especialistas do mundo todo discutindo diversos olhares sobre alimentos e alimentação.

  • Editora: Presses Universitaires de France – PUF
  • ISBN: : 9782130558750
  • Ano: 2012
  • Edição: 1
  • Páginas: 1448

 

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de RefeiçõesQualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições

Rossana Pacheco da Costa Proença, Anete Araújo de Sousa, Bethania Hering, Marcela Boro Veiros

Sinopse: Atendendo às atuais necessidades para unir os conceitos sobre a adequação nutricional enfatizando o aspecto sensorial e o controle higiênico-sanitário, este livro fornece informações completas para profissionais e estudantes se sensibilizarem quanto à qualidade dos alimentos e à satisfação do cliente, fazendo uma reflexão sobre os fundamentos nutricionais e sensoriais, além de disponibilizar as ferramentas para desenvolver corretamente os mecanismos de controle e avaliação na preparação dos alimentos em Serviços de Alimentação.

  • Editora: UFSC
  • ISBN: 8532803164
  • Ano: 2005, 2006, 2008
  • Edição: 1, 2, 3
  • Páginas: 221

 

Sociologias da Alimentação: os comedores e o espaço social alimentarlivro-poulain1

Jean-Pierre Poulain
Tradução: Rossana P. da C. Proença, Carmen Sílvia Rial e Jaimir Conte

Sinopse: Esta obra faz o inventário das contribuições da sociologia para a compreensão da alimentação. Recorrendo à história da sociologia, ela mostra como, em torno de problemáticas consideradas como mais fundamentais, esta disciplina deparou-se com a alimentação. O autor faz um apanhado das abordagens sócio-antropológicas da alimentação e explora a influência da simbologia dos alimentos sobre o homem, importantes para subsidiar uma melhor compreensão dos valores da cultura ou de uma época. No Brasil, os pesquisadores começam a aprofundar suas investigações sobre o tema, mas ainda existem poucos livros disponíveis em português. A antropologia costuma dividir a análise da alimentação em cultura e meio ambiente. Para Poulain, no entanto, os dois aspectos devem ser levados em consideração. “No Brasil, ainda é muito forte a influência da visão da alimentação como patrimônio cultural. Poulain faz uma abordagem mais contemporânea. Ele não se preocupa em preservar ou levantar receitas, mas em fazer um diálogo com a teoria antropológica.

  • Editora: UFSC
  • ISBN: 8532802907
  • Ano: 2004, 2008, 2012
  • Edição: 1, 2,3
  • Páginas: 311

 

Inovação tecnológica na produção de alimentação coletiva

3

Rossana Pacheco da Costa Proença

Apresentação: Este livro é a condensação de partes de um projeto maior, representado por uma tese de doutorado defendida, em 1996, sob o título: Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotecnológica no setor de Alimentação Coletiva. Durante este processo, que encaminhou a autora passar uma temporada na França, destacaram-se, quando da elaboração da caracterização do setor, a carência bibliográfica básica na área denominada de ASA (Administração de Serviços de Alimentação), e a necessidade de definição e discussão dos conceitos trabalhados, neste campo de conhecimento.
Relacionando-se a literatura nacional e o setor de alimentação coletiva, observa-se que a escassez de bibliografia é bastante acentuada. Dispõem-se de livros que se constituem em clássicos na área, discorrendo sobre os aspectos básicos da produção de refeições coletivas, advindos da experiência de seus autores, tanto na gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como no ensino universitário. Destaca-se, porém, que os lançamentos nacionais mais recentes restringem-se a aspectos de controle de qualidade, pouco discutindo sobre os problemas mais abrangentes deste setor produtivo.
Assim, este livro tem por objetivo contribuir com esta lacuna, viabilizando a informação e a discussão de temas essenciais a serem considerados, quando da busca de inovação tecnológica na produção de refeições. A primeira edição foi lançada em 1997 e a segunda em 2000 pela Editora Insular. Considerando o seu conteúdo já clássico e sempre atual, uma nova edição foi lançada em 2009 pela Editora Insular.

Pedidos podem ser feitos para o email: livrorossana@yahoo.com.br

  • Editora: Insular/UFSC
  • ISBN: 858594931
  • Ano: 1997, 2000, 2009
  • Edição: 1, 2, 3
  • Páginas: 135

 

A alimentação através dos tempos

5

Lieselotte Hoeschl Ornellas

Apresentação: O livro conta a história da alimentação humana em todo o mundo, desde a pré-história aos tempos atuais. A professora Lieselotte Hoeschl Ornellas é diplomata pela Escola de Enfermagem Anna Néri, da UFRJ, e dietista pelo Instituto Nacional de la Nutrición, de Buenos Aires. Esta catarinense, nascida em Florianópolis, a primeira nutricionista do Brasil, foi professora nos cursos de Nutrição do Serviço de Alimentação da Previdência Social ( SAPS – hoje UNIRIO) e da e da UFRJ. A professora Lieselotte esteve presente nos mais importantes momentos da história da nutrição brasileira, através de atividades acadêmicas e em entidades de classe, além de autoria de sete livros na área. É um destes livros A alimentação através dos tempos, editado na década de 70 e relançado em 2000, que a editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destaca como o primeiro volume da Série de Nutrição. Tratando de um tema sempre atual – importante a todos que se interessam por alimentação e nutrição – pela acentuada necessidade de aprofundar conhecimentos históricos para analisar a atualidade e as perspectivas na área, este relançamento é também uma homenagem à professora Lieselotte, pela sua valiosa contribuição aos estudos e ao ensino desta matéria. (Rossana Pacheco da Costa Proença).

  • Editora: UFSC
  • ISBN: 8532801927
  • Ano: 2003
  • Edição: 3
  • Páginas: 307
ufsc editora

Capítulos de Livros

MEDEIROS, Caroline Opolski ; MEDEIROS, T. O. ; CAVALLI, Suzi Barletto. Health Training Programmes. In: Sasha Dziuk. (Org.). Educational Programs and Special Education: Issues, Challenges, and Perspectives. 1ed. Nova York: Nova Science Publishers, 2013, p. 55-72.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa ; VEIROS, Marcela Boro. Sistemas de Qualidade Nutricional, Sensorial e Simbólica na Produção de Refeições. In: Marta Neves Campanelli Marçal Vieira; Camila Cremonezi Japur. (Org.). Gestão de Qualidade na Produção de Refeições. 1ed. Rio de Janeiro: , 2012, v. 1, p. 205-215.

FERNANDES, Ana Carolina ; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa. Preparation techniques for maintenance of nutritional quality of beans. In: POPESCU, E.; GOLUBEV, I.. (Org.). Beans: Nutrition, Consumption and Health. 1ed.New York: Nova Science Publisher, 2012, p. 143-163.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; FERNANDES, Ana Carolina. Haricot (Importance nutritionnelle). In: Jean-Pierre Poulain et al. (Org.). Dictionnaire des cultures alimentaires. 1ed.Paris: Presses Universitaires de France, 2012, v. , p. 682-684.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa;  JOMORI, Manuela Mika. Restaurant au poids. In: Jean-Pierre Poulain et al (Org.). Dictionnaire des cultures alimentaires. 1ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2012, p. 1151-1155.

ZENI, Lucia Andrea Zaneti Ramos ; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa. Vieillissement et alimentation. In: Jean-Pierre Poulain et al. (Org.). Dictionnaire des cultures alimentaires. 1ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2012, p. 1408-1411.

CAVALLI, Suzi Barletto; MELGAREJO, Leonardo;  SOARES, Panmela;  MARTINELLI, Suellen Secchi; FABRI, Rafaela Karen; EBONE, Michele Vieira; RODRIGUES, Vanessa Mello . Planejamento e operacionalização do fornecimento de vegetais e frutas pelo programa de aquisição de alimentos para a alimentação escolar.  : , 2012, v. , p. -. (completar a referencia)

POULAIN, Jean-Pierre ; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa ; GARCIA, Rosa Wanda Diez . Diagnóstico das práticas e comportamento alimentares: aspectos metodológicos. In: Rosa Wanda Diez Garcia; Ana Maria Cervato Mancuso. (Org.). Mudanças alimentares e educação nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 149-163.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; POULAIN, Jean Pierre . Sociologia da alimentação: um enfoque na compreensão dos comportamentos alimentares. In: José Augusto de Aguiar Carrazedo Tadei. (Org.). Jornadas Científicas do NISAN Núcleo Interdepartamental de Segurança Alimentar e Nutricional  – NISAN 2004-2005. 1 ed. São Paulo: Manole, 2007, v. 1, p. 165-178.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa. Garantia de qualidade nutricional e sensorial de preparações alimentares: O Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial (AQNS). In: Wilma Maria Coelho de Araújo; Carla Márcia Rodrigues Tenser (Org.). Gastronomia: Cortes e Recortes. 1 ed. Brasília: Editora SENAC- DF, 2006, v. 1, p. 239-243.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; POULAIN, Jean Pierre. Sociologia da Alimentação – o espaço social alimentar auxiliando na compreensão dos modelos alimentares. In: Wilma Maria Coelho Araújo; Carla Márcia Rodrigues Tenser (Org.). Gastronomia: Cortes e Recortes. 1 ed. Brasília: Editora SENAC-DF, 2006, v. 1, p. 175-180.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; POULAIN, Jean Pierre. El espacio social alimentario: una vía para su compreensión. In: Carlos Iglesias Rosado; Jesus Román Martínez (Org.). Actualización en Nutricion 2005. 1 ed. Madri, Espanha: Sanitaria 2000, 2005, v. 1, p. 223-251.

CAVALLI, S. B. ; SALAY, E. ; PEREIRA, J. L. ; NETTO, F. M. ; MERCADANTE, A. Z. Food Safety Issues in Developing Nations: A Case Study of Brazil. In: Hooker, N. H.; Muraro, E.A.. (Org.). Interdisciplinary Food Safety Research. Boca Raton London New York, Wa: CRC Press, 2001, v. , p. 87-120.

CAVALLI, S. B. Situação alimentar das famílias dos pequenos produtores rurais: produção e consumo. Ijuí: Editora UNIJUI, 2000. 204 p.