Saiba os tipos e para que servem os aditivos que vão na sua comida

17/04/2017 23:30

Ácido ascórbico, nitrito e nitrato de potássio, ácido sórbico. A recente polêmica em torno do uso dessas substâncias por frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca trouxe dúvidas para quem ficou surpreso ao saber que tais “ingredientes” são, em certos limites, permitidos (e amplamente usados): afinal, o que mais é adicionado aos alimentos industrializados?

A resposta vem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por regular o uso dos chamados “aditivos alimentares”.

Veja a notícia completa aqui.
Nesse sentido a professora Suzi Cavalli, do Departamento de Nutrição da UFSC e membro do NUPPRE alerta: para aditivos alimentares, gorduras trans, agrotóxicos e transgênicos, os limites máximos considerados positivos para a saúde, não possuem respaldo científico, não usam métodos que possam ser reproduzidos ou comparados, nem são explicados de onde saíram, surgem de forma “cabalística”, óbvio que não consideram o consumo a longo prazo e o consumo pertinente, de uma ingestão mista e complexa.
Outra questão é a fiscalização, quando é realizada, onde estão os resultados de análises realizadas de forma contínua, feita por laboratórios independentes?! A alimentação hoje é uma “caixa preta”…