Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável

28/09/2017 14:30

Quem passou pela tenda Alimentação Saudável, organizada Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e parceiros, durante o X Congresso Brasileiro de Agroecologia, aprendeu mais sobre hortas orgânicas, sucos funcionais e a importância da agricultura familiar e da sociobiodiversidade, entre outros temas. Por dia, mais de 300 pessoas circularam no espaço.

A colombiana Linda Nataly Vasquez, 29 anos, está no Brasil há um ano e meio. Ela é agrônoma e faz mestrado em recursos genéticos na Universidade Federal de Santa Catarina. Viu no congresso a oportunidade de saber mais sobre os recursos naturais brasileiros para inclui-los nos seus estudos. Na tenda Alimentação Saudável, o tema cultura alimentar da Amazônia foi o que mais a surpreendeu.

“Fiquei muito feliz de encontrar um espaço que discute esse assunto. Achei as discussões sobre alimentação saudável muito ricas, principalmente sobre a cultura alimentar da Amazônia. Na oficina do Slow Food, aprendi mais sobre o que é um comércio justo e agrobiodiversidade”.

A agricultora familiar Ana Policena Rosa, 41 anos, gostou de aprender novas receitas com jaca. Ela é acampada do Movimento Sem Terra em Planaltina, a 38 quilômetros de Brasília. Planta hortaliças, abóboras, maxixe e maracujá. “O que mais gostei foi a conversa sobre Comer Pra Quê? Vi muita gente que está tentando mudar de vida e comer melhor. Eu também quero fazer isso. Também gostei da conversa sobre a biodiversidade, respeitar a natureza e o tempo certo de colher. As pessoas demoraram para acordar para esse assunto”.

A coordenadora-geral de Monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Carmem Priscila Bocchi, destacou que o objetivo da tenda foi mostrar o que é a alimentação saudável, um tema que ainda gera muito debate.

“Percebemos que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é de fato a alimentação saudável. No espaço, conseguimos mostrar, com o apoio dos nossos parceiros, a experiência das comunidades de agricultores, o que é cultura alimentar e como aproveitar melhor os alimentos, por exemplo”.

A tenda Alimentação Saudável foi organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, foram promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

Fonte: Boletim Caisan