DEMETRA: CHAMADA DE ARTIGOS EM NÚMERO TEMÁTICO

10/05/2019 13:42

“Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”

Lançaremos um número temático sobre o tema “Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”, a ser publicado pela revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde/Food, Nutrition & Health e gostaríamos de convidá-lo (a) a colaborar conosco.

A alimentação tem papel essencial em todo o curso da vida, principalmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde. Com base nisso, estamos abertos à recepção de artigos científicos e relatos de experiências que contemplem temas como:

•       situação e determinantes do aleitamento materno e da alimentação complementar;
•       direito humano à alimentação adequada (DHAA), segurança alimentar e nutricional (SAN);
•       desigualdades sociais, de gênero e étnicas no aleitamento materno e na alimentação complementar;
•       políticas públicas voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar;
•       barreiras, facilitadores e desafios para a prática da amamentação e da alimentação complementar saudável;
•       práticas de aleitamento e de alimentação complementar e sua relação com a saúde da criança;
•       técnica dietética e alimentação complementar;
•       culinária e alimentação da criança;
•       alimentação e desenvolvimento da criança;
•       alimentação complementar para prematuros;
•       alimentação de crianças vegetarianas;
•       aleitamento materno e alimentação da criança na creche;
•       manejo do aleitamento materno e da alimentação de crianças menores de 2 anos;
•       formação e qualificação dos profissionais de saúde em aleitamento materno e alimentação complementar;
•       arte, cultura e linguagens na formação e educação em amamentação e alimentação complementar saudável;
•       questões culturais e subjetivas relacionadas à amamentação e à alimentação complementar;
•       práticas mercadológicas e alimentação da criança;
•       comunicação e alimentação infantil; gênero e alimentação infantil;
•       alimentação responsiva.

DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde/Food, Nutrition & Health, ISSN 2238-913X, é um periódico científico editado pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem por missão publicar debates, análises e resultados de investigações relevantes para o campo da Alimentação, Nutrição e Saúde.

A revista eletrônica é de fluxo continuo e de acesso aberto e recebe originais em português, espanhol ou inglês. Após avaliação por pares divulga textos completos sempre em duas versões: português e inglês ou
espanhol e inglês.

A partir do link “SUBMISSÃO”, siga conforme as instruções da página www.demetra.uerj.br.  O trabalho deve ser submetido como “Número Temático”. Havendo dúvidas, entre em contato conosco através do endereço demetra.uerj@gmail.com.

Ao encaminhar o artigo informe que se trata da CHAMADA DE ARTIGOS EM NÚMERO TEMÁTICO SOBRE “Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”. Os artigos devem ser encaminhados até 30/06 de 2019.