Pesquisa com testes rápidos para Covid-19 é prorrogada

20/05/2020 08:24

A coleta de dados da primeira fase vai até quinta (21/05). Já foram feitos cerca de 15 mil testes e entrevistas. A meta é alcançar 33.250 participantes em cada etapa

A primeira fase da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional teve coleta de dados prorrogada até dia 21 de maio.  A meta é testar e entrevistar  33.250 pessoas em cada etapa. O estudo é financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

A coleta de dados será realizado em três etapas, com amostragem em 133 municípios sentinela, sede de cada sub-região intermediária, de acordo com critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As próximas etapas estão previstas para os dias 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho.

A pesquisa irá estimar o percentual de brasileiros infectados com o novo coronavírus, determinar o percentual de infecções sem sintomas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, analisar a evolução da prevalência de infectados no Brasil, obter cálculos sobre a letalidade da doença, estimar recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e permitir o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social.

Confira o andamento da pesquisa aqui