Lançamento | Site evidencias.itributosaudavel.org.br

04/12/2020 11:34

Conheça o recurso que vai dar mais visibilidade aos dados, pesquisas e estudos sobre tributação de bebidas adoçadas e o impacto desses produtos na saúde e na economia. É o evidencias.tributosaudavel.org.br – um site que traz:

Recurso Inédito

O site hospeda um simulador interativo de impactos da tributação na economia e no consumo, com base nos dados da pesquisa da Fipe. Nele, cada internauta pode escolher uma alíquota de imposto e um sistema de uso do recurso advindo desse tributo (padrão atual do governo, ou destinado exclusivamente para a saúde). Daí é só observar as mudanças provocadas no consumo das bebidas, como os impactos no PIB, empregos, arrecadação e os setores da economia mais beneficiados.

Tributação de bebidas adoçadas: bom para a economia e para a saúde

A pesquisa da Fipe, lançada em setembro, ganhou uma versão nova, diagramada, colorida e turbinada, com dados de contexto sobre bebidas adoçadas, de pesquisas como a Pesquisa Nacional de Saúde, por exemplo.O estudo da Fipe mostra que a adoção de um imposto levaria a uma queda no consumo das bebidas adoçadas e aumento no consumo de outras bebidas mais saudáveis, como o leite, café e água. Ou seja: estimula-se o consumo de bebidas que, além de trazerem mais benefícios para a saúde, geram mais empregos já que empregam maior mão-de-obra em sua produção.

De acordo com a pesquisa, adotar um imposto sobre as bebidas adoçadas com alíquota entre 20% e 50%:

• aumentaria a arrecadação do governo entre R$ 4,7 bilhões a R$ 7 bilhões por ano;
  • aumentaria o Produto Interno Bruto (PIB) entre R$ 2.4 bilhões a R$ 3,8 bilhões;
  • geraria de 70 mil a 200 mil empregos, a depender da alíquota.

E além dos recursos interativos e didáticos, o evidencias.tributosaudavel.org.br vai reunir  outros relatórios, pesquisas e publicações sobre o assunto, servindo como acervo virtual para gestores e gestoras públicos, pesquisadoras, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de nutrição, economia e saúde pública, ou outras pessoas interessadas no tema.