A Organização Mundial da Saúde, pela primeira vez, premia países pelo progresso na eliminação de gorduras trans industrialmente produzidas

05/02/2024 09:53

A OMS concedeu seus primeiros certificados validando o progresso na eliminação de ácidos graxos trans industrialmente produzidos a cinco países. Dinamarca, Lituânia, Polônia, Arábia Saudita e Tailândia demonstraram ter uma política de melhores práticas para a eliminação de ácidos graxos trans industrialmente produzidos (iTFA) em vigor, apoiada por sistemas adequados de monitoramento e fiscalização.

As melhores práticas em políticas de eliminação de ácidos graxos trans industrialmente produzidos (iTFA) seguem os critérios da OMS e restringem o uso de iTFA em todos os ambientes. Existem duas opções de políticas de melhores práticas: 1) limite nacional obrigatório de 2 gramas de iTFA por 100 gramas de gordura total em todos os alimentos; e 2) proibição nacional obrigatória da produção ou uso de óleos parcialmente hidrogenados (uma importante fonte de gordura trans) como ingrediente em todos os alimentos. Para alguns países, um programa ideal implementaria ambas as políticas, devido às fontes de gordura trans.

Notícia na íntegra.