NUPPRE-UFSC e PPGN em mesa-redonda internacional sobre regulação de gorduras trans industriais

05/12/2023 11:20
A doutoranda do PPGN Beatriz Vasconcellos de Barros e sua orientadora, profa Ana Carolina Fernandes, participaram da mesa redonda on-line “Cross-Border Conversations: Learning from iTFA Policy Worldwide”, como parte de evento realizado no Qatar pela Global health Advocacy Incubator (GHAI) e organizações paquistanesas, visando auxiliar na implementação de políticas de regulação de gorduras trans industriais no Paquistão. O evento foi organizado pela coordenadora do Programa de Políticas de Alimentação da GHAI no Brasil, Dra. Vanessa Mello Rodrigues, também egressa de mestrado e doutorado do PPGN-UFSC, e contou com demais painelistas do Brasil, EUA, Índia e Filipinas.
Ana Carolina, Beatriz e Vanessa fazem parte do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE), que sob coordenação da professora voluntária do PPGN Rossana Pacheco da Costa Proença, realiza pesquisas sobre rotulagem de alimentos desde 2006, iniciando pela avaliação do teor de gorduras trans em alimentos. Desde então, o grupo vem auxiliando a ANVISA e o Ministério da Saúde em políticas públicas envolvendo rotulagem e regulação de alimentos.
Na mesa-redonda, Beatriz apresentou os resultados de sua dissertação, também desenvolvida no PPGN e orientada pela profa Ana Carolina, em que analisou a evolução do teor de gorduras trans na rotulagem de alimentos comercializados no Brasil, além de apresentar resultados preliminares de sua tese, em que está avaliando substitutos de gorduras trans industriais. Ana Carolina compartilhou a experiência do NUPPRE realizando pesquisas em rotulagem de alimentos e sua experiência na condução de ações do NUPPRE para auxílio ao Ministério da Saúde no processo de banimento de gorduras trans industriais no Brasil
Para saber mais sobre as pesquisas do NUPPRE e do PPGN, acesse:
https://nuppre.ufsc.br/ (Instagram: @nuppreufsc)
https://ppgn.ufsc.br/ (Instagram: @ppgn.ufsc)”